20 de setembro, dia do Engenheiro Químico

Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) Órgão governamental que estava ligado ao Ministério do Trabalho apresentamos abaixo a descrição sumária dos profissionais da Engenharia Química. A Regulamentação do exercício da atividade de Engenharia é realizada através da Lei Federal nº 5.194 de 24 de dezembro de 1996.

Mas você sabe qual o trabalho do engenheiro químico?

Além de desenvolver, o engenheiro químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico.

Projetam e controlam a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizam investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade. Fiscalizam a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, inspecionam e coordenam atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.

Alguns dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia são associados com o trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, destacam-se: plásticos, combustíveis, construção civil, agricultura, limpeza doméstica, medicamentos, refrigerantes, fibras, cosméticos, embalagens, fertilizantes, tecidos, entre outros.

A atuação de profissional ainda permite que se trabalhe na área de pesquisa, universidades, empresas e também prestando consultorias em órgãos e instituições que realizam a regulação ambiental.
A Química Brasileira parabeniza não só seus colaboradores, mas todos os Engenheiros Químicos.