30 out Equipamentos essenciais para laboratório
Já se perguntou alguma vez como é que engenheiros, cientistas ou outros profissionais têm a certeza de que um cimento, por exemplo, está apto para desempenhar o seu papel na estrutura de uma obra? Ou até mesmo como as indústrias farmacêuticas desenvolvem vacinas que são capazes de salvar vidas? A resposta é simples: eles fazem um uso adequado dos instrumentos de laboratório.
Identificar e familiarizar-se com os equipamentos adequados para o funcionamento do seu laboratório é de suma importância para obter resultados relevantes e seguros. Afinal, são esses instrumentos que permitem a manipulação dos materiais de forma confiável e precisa, seguindo as medidas necessárias para garantir o sucesso do experimento.
Por esta razão, iremos apresentar alguns dos principais equipamentos e suas funcionalidades:
No que diz respeito às pipetas, elas são responsáveis por transferir líquidos entre frascos da forma correta, com precisão rigorosa e variando na escala de volume de mililitros a microlitros.
As balanças de laboratório são utilizadas para medir a massa com o máximo de precisão, oferecendo resultados mais confiáveis e seguros, sendo assim consideradas um item fundamental em um laboratório. Esse instrumento é delicado e requer uma manipulação especial, com habilidade técnica e cuidado máximo, a fim de garantir a medição correta sem danificá-lo.
O pHmetro é o instrumento que avalia o potencial hidrogeniônico de uma substância, determinando se ela é ácida, neutra ou básica. Trata-se de uma conferência essencial para a identificação de produtos químicos, alimentícios e da água, de modo a avaliar se há alguma anormalidade no produto.
Um medidor de turbidez ou turbidímetro opera a um ângulo de 90º para detectar a dispersão de luz provocada pelas partículas presentes na água, exibindo valores em unidades de turbidez nefelométrica (NTU). Nos sistemas de tratamento de água, essa determinação, quando aliada à medição de matéria orgânica, auxilia no ajuste adequado da dosagem de coagulante, além de ser um indicador importante na monitorização da eficiência dos filtros de limpeza.
O agitador magnético é um equipamento utilizado em laboratórios para realizar misturas de diversas amostras, desde que sejam de baixa viscosidade. A baixa viscosidade da amostra é essencial para manter a força eletromagnética entre o ímã e a barra magnética dentro da amostra.
As vidrarias de laboratório são uma ferramenta fundamental para o pesquisador em suas atividades diárias, que incluem a medição de reagentes a serem utilizados nos testes, titulações, reações químicas, combinação de reagentes, entre outros. Basicamente, a função das vidrarias é transferir, armazenar e realizar medições de reagentes químicos.
O papel de filtragem ou papel filtro é um item essencial em qualquer laboratório, seja ele de química, física ou biologia. Sua função primordial é filtrar tanto líquidos quanto sólidos, eliminando impurezas e deixando o produto final mais puro. Além disso, ele também é utilizado para coletar amostras de líquidos para análises posteriores.
Na Química Brasileira, você encontra todos esses itens, além de uma ampla variedade de equipamentos indispensáveis para o seu laboratório, bem como suporte técnico especializado. Esteja à vontade para entrar em contato conosco e obter mais detalhes. Teremos o prazer de atendê-lo.