Câmara de pré-oxidação CORE 6

 No post de hoje, discutiremos como a câmara de pré-oxidação CORE 6 pode otimizar os seus processos e melhorar a produtividade no laboratório.

Mas antes, você conferiu nosso último artigo? Nele, abordamos o sistema de agitação circular da Core 6 e como ele pode ajudá-lo a reduzir o tempo de análise, pois é mais eficiente na fusão das suas amostras. Agora, vamos ao artigo atual!

A amostra só é dissolvida quando está completamente oxidada.

 Em alguns casos, a oxidação é necessária antes da fusão, pois as amostras podem estar reduzidas ou sub-oxidadas e não se dissolvem no fundente.

O sistema permite o tratamento de amostras difíceis antes da fusão.

Ou seja, no caso de amostras como:

-Sulfeto: ZnS, CuS…

-Metais: Cu, Ni, Zn…

-Ligas: Fe-Si, Fe-Mn, Fe- Ti…

-Carbetos: SiC…

Que não estão oxidadas, é necessário adicionar um desmoldante e oxidante, para que a mesma esteja pronta para a fusão.

A nossa câmara de pré-oxidação é opcional e permite que os cadinhos se movam para uma zona de temperatura intermediária antes de prosseguir para a câmara de fusão. Em resumo, no caso de amostras que não estão oxidadas, é necessário adicionar um desoxidante e um oxidante para prepará-las para a fusão e na core 6 é possível realizar.

Para isso, é necessário passar por três etapas:

1) PESAGEM

Realize a pesagem das amostras de pó, fundente e oxidante.

2) MISTURA

Transfira a amostra pesada para um cadinho, certificando-se de que ela esteja bem misturada antes da fusão. Caso seja necessário, adicione desmoldante e oxidante para a oxidação da amostra.

3) CALCINAÇÃO

Misture as amostras que contêm metais, carbonetos e sulfetos com oxidante e aqueça a cerca de 600 – 800 °C. No caso da farinha de cimento e do calcário, o CaO na amostra pode estar presente como CaCO3. Para essas amostras, um aumento repentino de temperatura pode causar uma espuma significativa devido à liberação de CO2 causada pela reação química CaCO3 -> CaO + CO2. Para evitar transbordamentos, faça a calcinação a aproximadamente 800 °C antes da fusão.

Além disso, há muitas outras características exclusivas que tornam a Core 6 a sua principal opção quando se trata de preparação de amostras por fusão. Entre em contato conosco para saber mais detalhes.
Será um prazer te atender!