Os raios-X têm sido utilizados para analisar e estudar materiais desde sua descoberta em 1895. A maioria das pessoas está familiarizada com aplicações de raios-X por imagem e medicina, mas os raios-X também podem ser usados para análises químicas.
De fato, a espectrometria de raios-X é uma técnica comprovada e de rápido crescimento para análise elementar qualitativa e quantitativa de muitos tipos de materiais. A capacidade dos raios-X penetrarem na matéria permite uma análise não-destrutiva, sem contato, de amostras sólidas e líquidas com o mínimo de preparação de amostra, alta repetibilidade e pouco treinamento do operador. Raios-X também são usados para estudar a estrutura cristalográfica dos materiais. A descoberta da difração de raios-X (Lei de Bragg) permitiu que físicos, químicos, cientistas de materiais e metalúrgicos estudassem as relações estrutura-propriedade, levando a uma infinidade de novas descobertas em ciência e tecnologia de materiais.
Com efeito, os instrumentos de fluorescência e difração de raios-X da Thermo Fisher Scientific são utilizados em todos os campos e indústrias, incluindo mineração e metais, construção, produtos farmacêuticos, segurança alimentar e de consumidores, conformidade ambiental, eletrônica de alta tecnologia, pesquisa de materiais, ciência forense, geologia, arqueologia e até preservação da arte.
Você já pensou em usar raios-X para resolver seus problemas de análise de materiais?
Deixe que os especialistas da Thermo Fisher Scientific mostrem o caminho a seguir com a maior seleção de espectrômetros de raios-X da Thermo Scientific inovadores e confiáveis para qualquer orçamento e aplicação. Podemos ajudá-lo a escolher entre a versatilidade do EDXRF portátil e de bancada, a precisão e a velocidade do WDXRF e a visão estrutural única do XRD.
Quer saber mais?
Solicite aqui o E-book com os produtos da Thermo Fisher