Olá, leitor! Nesta edição, vamos discutir a importância da fusão na preparação de amostras e como essa técnica, aliada à análise de fluorescência de raios-X, pode diminuir erros e aprimorar a qualidade das suas análises. Além disso, destacaremos sua relevância na fase de controle de qualidade do cimento.
Diversidade e complexidade são encontradas em diferentes exemplos que devem ser estudados, o que é extremamente relevante. Atualmente, aproximadamente 80% dos desafios enfrentados por indústrias de cimento e laboratórios estão relacionados a erros ou dificuldades na obtenção de resultados de qualidade, e até mesmo à impossibilidade de realizar as análises devido à falta de materiais adequados. A execução de um preparo adequado é a solução para abordar todos esses problemas. É essencial compreender as particularidades de cada uma delas. Portanto, a preparação das amostras é considerada um estágio fundamental na sequência de análises.
A técnica de fusão é um dos métodos, criado aproximadamente na metade do século XX. Consiste em dissolver, em altas temperaturas, uma amostra completamente oxidada em um solvente apropriado (fluxo) dentro de um recipiente de platina, zircônio ou grafite. A mistura líquida é agitada e vertida em uma forma, criando um disco de vidro para análise por fluorescência de raios-X. Também é possível verter a mistura em um béquer para criar uma solução para análise.
A etapa do preparo é geralmente a que demanda mais recursos financeiros, tempo e esforço. Portanto, não há espaço para erros.
A Química Brasileira está à disposição para auxiliar em todas as etapas de preparação de amostras por fusão, fornecendo a máquina de fusão da Nieka, os fundentes de alta qualidade em parceria com empresas como a Fmaia. Além disso, fornecemos cadinhos e moldes de platina, realizamos reforma dos mesmos, que possam ter se deteriorado por diversos motivos. Também disponibilizamos os reagentes adequados para a limpeza do cadinho, capela de exaustão e outros equipamentos. Além de especialistas qualificados para lhe ajudar.
Na próxima edição, vamos aprofundar mais sobre as máquinas de fusão da Nieka e os benefícios disponíveis. Agradecemos por nos acompanhar até aqui e ficamos ansiosos para que você conheça mais sobre as etapas de produção do cimento, assim como as inovações tecnológicas mais recentes nesse setor tão relevante.
Não hesite em entrar em contato para obter mais informações, teremos prazer em lhe atender.