16 ago Importância das vidrarias usadas em laboratório.
Você já parou para pensar em qual é o caminho percorrido pelas matérias-primas presentes no seu smartphone, carro ou até mesmo na sua airfryer?
Se a resposta foi não, acredite, é a mesma que da grande maioria. O processo de pesquisa e fabricação desses produtos essenciais para inovação tecnológica inclui diversas etapas, sendo que muitas delas utilizam recipientes e instrumentos feitos de vidro, chamados de vidraria de laboratório.
O termo vidraria de laboratório se refere a uma grande variedade de instrumentos utilizados em laboratórios de química. O vidro de borossilicato é o material mais indicado para compor estes instrumentos, por possuir características favoráveis, tais como: Transparência, resistência ao calor, o vidro também é um material inerte e não reage quimicamente com a maioria das substâncias, é bem mais resistente ao choque térmico e aos elementos químicos em geral.
Existem dois tipos de vidrarias, que são chamadas de TC (to-contain) e TD (to-deliver), a vidraria TC é usada para o armazenamento e a TD é utilizada para transferência de substancias. As vidrarias podem ou não possuir a calibração RCB. É aconselhável que as vidrarias de transferência possuam a calibração pois necessitam de precisão para a garantia das análises.
Qual a importância das vidrarias para o seu laboratório de química?
Por suas características, as vidrarias são importantes para pesquisa e desenvolvimento, pois permitem a realização de testes que suprem as necessidades da ciência, do mercado que está sempre em busca de soluções para variadas demandas presentes em nosso cotidiano.
A utilização de materiais diferentes do vidro poderia comprometer significativamente os resultados obtidos nesses testes. Existem, é claro, outros tipos de materiais que serviriam para algumas situações específicas, mas isso depende das necessidades e características de cada processo ou estudo realizado.
É de extrema importância que se observe a qualidade de tais vidrarias, pois a vidraria de boa qualidade, agiliza o processo, possuem maior durabilidade e dão maior segurança.
Principais vidrarias
Tubo de ensaio;
Balão de destilação;
Balão de fundo chato;
Balão de fundo redondo;
Balão volumétrico;
Bastão de vidro;
Bureta;
Becker de vidro;
Lâminas e lamínulas;
Pipetas;
Placa de petri;
Proveta.
A Química Brasileira com mais de 20 anos de experiência e excelência trabalha com vidrarias de qualidade internacional, tais como Vidrolabor, Laborglas, Schott que são fáceis de limpar e manusear, distribui vidrarias e demais equipamentos para laboratórios.
Solicite um orçamento!