Alguns compostos não oxidados nas amostras como por exemplo carbono em ferroligas, carbonetos e carbetos; elementos metálicos como prata, cobre e níquel; sulfetos não oxidados, etc. são capazes de reagir com a platina (cadinhos) e causar sérios danos como corrosão e desintegração estrutural do cadinho. Sendo assim, é importante que a platina não seja exposta a temperaturas desnecessariamente altas até que a oxidação desses componentes esteja completa. Para isso, é importante adicionar um agente oxidante na mistura amostra/fundente como por exemplo LiNO3, NaNO3, e aquecer a uma temperatura mais baixa antes de se iniciar o processo de fusão. Essa etapa se torna mais fácil ao utilizar a câmara de Pré-oxidação.
Diante disto, as máquinas de fusão Nieka proporcionam aos usuários, facilidade e precisão no processamento de amostras que necessitam de uma etapa de pré-oxidação. Em todas as suas versões é possível criar, editar, apagar, importar e exportar métodos de fusão, facilmente a partir de um display touch screen e em português.
Para que possamos trabalhar com um método de fusão com pré-oxidação na Nieka GS4, basta criar um novo método ou editar algum existente, inserir o tempo e a temperatura em cada um dos passos desejados
Já para as máquinas de fusões elétricas do tipo forno, é um verdadeiro desafio processar amostras que requerem uma etapa de pré-oxidação. Sendo assim, a Nieka desenvolveu um recurso exclusivo para o modelo Core6, a câmara de pré-oxidação. Este recurso inovador, proporciona um autêntico aquecimento em rampa através de uma etapa de temperatura intermediária, antes dos cadinhos se direcionarem ao interior do forno de fusão.