O cimento é um dos materiais mais vendidos no mundo e mesmo se tratando de um processo produtivo relativamente simples e com especificações bem definidas pelas ABCP, exige muita tecnologia.
O cimento é composto principalmente do material clínquer uma mistura de calcário, argila e componentes químicos e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode diminuir a resistência; argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto; e o próprio calcário, que, muitas vezes, é utilizado em maior quantidade para reduzir o custo do cimento.
As indústrias buscam processos inovadores, que garantam uma maior qualidade do produto e baixa emissão atmosférica. A Química Brasileira entende o que é preciso para ter uma produção eficiente, sustentável e garantir competitividade do produto no mercado. Portanto, nos comprometemos em fornecer soluções laboratoriais que facilitam as análises, tornando-as rápidas, seguras e eficientes.